QUEM SOMOS?
Barda é uma manifestação de vontade colaborativa que ganhou a forma de coletivo. Enfatiza as artes visuais como meio de transformação e instrumento
de empoderamento para comunidades periféricas
e utiliza a imagem como ferramenta de intervenção e questionamento, promovendo a criação de
sinergias entre comunidade e território através de diálogos experimentais.
Ana Rego
COLETIVO BARDA
/GESTÃO DE PROJECTO E PRODUÇÃO CULTURAL
Uma mente inquieta, Ana Rego é fascinada pelo questionamento e pela documentação de temas inspirados por questões sociais, culturais e científicas. A sua prática artística interdisciplinar procura enfatizar questões éticas e emergentes da sociedade atual.
Carlos Trancoso
COLETIVO BARDA
/PRODUÇÃO CULTURAL E DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Apaixonado pela observação da natureza, Carlos Trancoso aborda temas que conjugam natureza e tecnologia nas suas obras visuais. A sua expressão artística estende-se pela fotografia, instalação, programação e vídeo.
Diana Sá
COLETIVO BARDA
/GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROJECTO
Desde 2016, Diana Sá tem explorado a fotografia como forma preferencial de expressão artística, com particular interesse em projetos de longo prazo relacionados com o território, o quotidiano e o efémero.
Guida Marques
COLETIVO BARDA
/PRODUÇÃO E DIRECÇÃO ARTÍSTICA
A viver no meio da Serra do Açor, Guida Marques é uma artista mixed media e arquiteta que se dedica à reconstrução de casas de xisto e à performance artística. Ativista na defesa da floresta e das tradições culturais locais.
Hêrnani Sousa
COLETIVO BARDA
/GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROJECTO
Hêrnani Sousa explora a fotografia
nos seus projetos pessoais
como uma ferramenta para registar e experimentar temas como intimidade e território.
Inês Fernandes
COLETIVO BARDA
/GESTÃO DE PROJECTO E DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Movida por inquietações, Inês Fernandes procura na sua prática artística abordar temas contemporâneos, muitas vezes centrados em questões sociais e ambientais. Tende a explorar a figuração da corporalidade, a entidade psíquica do sujeito humano e a sua dimensão relacional.
Ivan Da Silva
COLETIVO BARDA
/GESTÃO DE PROJECTO E PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Inspirado pela fotografia, Ivan Da Silva começou a criar obras plásticas que transcendem os limites convencionais da arte fotográfica, colaborando com outros artistas para explorar novas formas de expressão.
juliana maar
COLETIVO BARDA
/PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Utilizando principalmente o corpo e o autorretrato como veículos de expressão, juliana maar é uma fotógrafa que procura explorar temas pessoais e do quotidiano na sua prática artística.
Marco Duarte
COLETIVO BARDA
/PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Fotógrafo freelancer e documental, Marco Duarte aborda temas sociais nos seus projetos visuais. Em 2021 integrou a equipa do projeto de participação comunitária “Alquimia - Como vejo o meu bairro” em Guimarães e em 2022 em conjunto com vários artistas visuais co-funda colectivo Barda, tendo participado em vários projectos colaborativos desde então.
Afonso Carreira
EQUIPA PORVIR
/APOIO À PRODUÇÃO
Nasceu em Cepos, é um autodidata que valoriza a aprendizagem ao longo da vida. Desde trabalhar num restaurante até tornar-se motorista de camiões pesados, ele possui uma variedade de interesses e habilidades. Afonso é apaixonado por escrever, fotografia e filmagem, especialmente ao documentar tradições antigas e ativar as memórias da sua terra natal.
Ana Luísa Sousa
EQUIPA PORVIR
/GESTÃO DE PROJECTO
Natural de Espinho, Ana Luísa é formada em Ciências da Comunicação, com mestrado em Gestão de Indústrias Criativas. Tem vindo a trabalhar em comunicação e produção na área do cinema de animação, artes performativas e televisão.
Michael Uppington
EQUIPA PORVIR
/APOIO À PRODUÇÃO
Nascido em Glasgow, Escócia, Michael é um engenheiro de áudio e produtor musical que se estabeleceu na Serra do Açor. Além de administrar o seu estúdio de música, ele é gestor de projeto dedicado à preservação das tradições agrícolas locais, incluindo a criação de um rebanho de cabras e a conservação das infraestruturas antigas da região.
Maria Silva
EQUIPA PORVIR
/design
Maria Silva através do design tenta contrariar a "falta de cor no mundo". É uma mulher, feminista e como designer, completamente apaixonada pela tentativa de diástase da tela que é a vida. Focada em mulheres e na missão de profissionalizar a comunicação visual de cada uma delas.
Rebeca Bonjour
EQUIPA PORVIR
/GESTÃO DE COMUNICAÇÃO
Nascida em França, mas criada em Portugal, Rebeca é uma comunicadora com experiência em fotografia, escrita e comunicação cultural. Contribuiu ainda para
várias publicações e exposições, explorando questões de identidade e singularidade na sua prática artística.